Escute este post aonde você quiser! É só clicar aqui em baixo:

 

Andei falando bastante sobre metas nos últimos posts e sobre como eu gosto de falar neste assunto (leia mais aqui e aqui). Talvez porque eu saiba a importância que estabelecer metas tem em qualquer negócio e muito provavelmente porque eu mesma estou tentando descobrir uma forma de usar estas técnicas de forma mais efetiva no meu próprio negócio.

Não é uma tarefa fácil escolher nossas metas e principalmente mantermos o foco nelas. Com as trocentas coisas que surgem no dia a dia, é muito fácil desviarmos o foco e simplesmente desistirmos de ser consistentes nos nossos planos.

 

Expectativas realistas

E eu acredito que um dos maiores motivos dos desvios e das desistências seja porque estabelecemos metas irreais demais.

 

É claro que a gente quer duplicar o número de vendas no próximo mês, é claro que a gente quer ter mais 500 curtidores em 2 dias, mas o que você está fazendo hoje é diferente do que você estava fazendo 3 meses atrás? O que você está fazendo agora pra atingir essas metas?

 

Tem uma frase que eu gosto muito que diz assim:

“A posição em que você se encontra hoje é resultado do que você estava fazendo 90 dia atrás.”

 

Se você está achando ruim que está vendendo pouco, que tem poucos curtidores, poucos comentários nas suas fotos, que está sobrecarregada, que trabalha demais, que não tem dinheiro pra nada, etc, etc, eu te pergunto:

 

O que você estava fazendo 3 meses atrás pra que esta situação estivesse diferente hoje?

Provavelmente nada diferente do que você está fazendo hoje.

 

E eu sei como é isso, não se preocupe porque você não está sozinha nesse barco, é assim com quase todo mundo. Quando a gente trabalha por conta própria o turbilhão de demandas do dia a dia vai nos sugando pra dentro do furacão e a gente nunca encontra tempo pra fazer o que é importante, a gente só faz o que é urgente, é natural, mas não precisa ser sempre assim.

E a minha maior missão aqui é te fazer parar pra pensar, refletir sobre o que você anda fazendo. Se dê este tempo, seja gentil com você mesma e com o seu negócio que você tanto ama. Não deixe que o vento te leve sem rumo, pois você pode chegar a um lugar não tão bacana assim. Você tem o poder de escolher o destino aonde você quer chegar. Já falei sobre isso também neste post aqui.

 

Comece hoje

Então se você gostaria que sua realidade de hoje fosse diferente do que é, comece hoje a fazer algo diferente  pra daqui a 3 meses (ou menos) você estar colhendo os resultados diferentes.

O que você pode fazer de diferente hoje?

Eu quero que você faça o seguinte exercício, se a sua maior meta for aumentar as suas vendas, você precisa saber quantas vendas você fez nos últimos meses. Ou se for aumentar o faturamento, você precisa saber quanto você tem faturado. Ou se você quer ter mais curtidas nas suas fotos, você precisa saber qual a média de curtidas você tem tido hoje. Ou então se você precisa de mais tempo pra criar peças novas pra sua coleção, precisa saber quanto tempo você se dedica hoje para esta tarefa. E assim por diante.

Vamos usar os primeiro exemplos que citei:
– aumentar vendas
– aumentar faturamento
– aumentar número de curtidores e curtidas

Para qualquer um deles, a sua comunicação e a forma como você vende o seu trabalho vai fazer muita diferença nos seus números de venda, faturamento e movimentação nas redes sociais.

Por exemplo, se você quer vender mais, você precisa ter uma forma mais eficiente de atingir mais pessoas. Como está o seu trabalho de divulgação hoje? Como estão as fotos do seu trabalho? O que você tem postado no Facebook ou Instagram? Como está sua estratégia de comunicação e conteúdo? Com que frequência você tem enviado e-mails para seus clientes? Com que conteúdo?

Avalie o que disso tudo você pode melhorar ou inovar. Eu sei que é difícil, dói só de pensar em fazer coisas diferentes no seu dia, mas continuar fazendo tudo igual significa continuar tendo resultados iguais. E consequentemente continuar achando que a sua situação podia ser melhor.

Alguém por acaso te disse que ter um negócio seria fácil? Eu nunca disse! Então o que te fez pensar que você ia passar o dia inteiro só fazendo o que você gosta?

#Prontofalei!

 

Sem mudança nas ações não há mudança nos resultados.

Pra ter um negócio que dê certo você precisa ralar muito, precisa se dedicar plenamente. Principalmente pra quem trabalha sozinho a maior parte do tempo. Mas nós temos uma vantagem sobre as pessoas comuns, somos criativas!

 

 

Use e abuse da sua criatividade, use pra tudo, sem moderação! Ela não serve só pra criar peças lindas que todo mundo sonha em comprar. Use ela pra criar conteúdos interessantes para o seu público, para fezer vídeos sobre o seu processo criativo, ou fotos dos seus bastidores.

E por acaso você já conversou com algum cliente para saber o que ele gostaria de ver no seu blog ou Facebook? Investigue, pesquise o que outras pessoas estão fazendo em outras áreas, use a sua imaginação. Use sua criatividade na potência máxima pra descobrir novas formas de se comunicar, de passar a sua mensagem e consequentemente vender mais.

 

 

E não se preocupe em usar demais a sua criatividade, tá aí algo que quanto mais se usa, mais a se tem. Uma vez criativo, sempre criativo! Seja criativo no seu negócio como um todo.

 

Metas fazem a gente se mexer

Eu sou defensora de que metas precisam ser desafiadoras. Elas precisam te tirar da zona de conforto, precisam fazer você rebolar, queimar a caixola pra conseguir alcança-las.

Metas precisam ser motivadoras, elas devem ser motivo pra você continuar sempre melhorando. E como já comentei antes, o que acontece muitas vezes é que criamos expectativas pouco realistas e o resultado disso é frustração. E uma pessoa frustrada não tem lá muito ânimo pra continuar melhorando, né?

Mesmo sendo fã de metas desafiadoras eu te aconselho a começar pequeno. Pois começando pequeno as chances de você atingir ou ultrapassar a sua meta são bem maiores. Você começa a fazer pequenas mudanças e vê logo os resultados. Não precisa mover mundos e fundos, gastar uma energia fenomenal pra atingir uma meta muito difícil. Você precisa ir treinando, sentindo o prazer das pequenas conquistas pra ir melhorando sempre, que é o grande objetivo disso tudo.

 

Comece pequeno

Digamos que você venda hoje 10 peças por mês. Imagine as seguintes situações:
– Meta 01: aumentar as vendas para 20 peças no mês que vem;
– Meta 02: aumentar vendas para 13 peças no mês que vem;

Eu usei números baixos porque vender 10 peças a mais parece ser pouca coisa, mas não é. Vender 10 peças a mais em 1 mês, neste caso significa vender o dobro do que você vem vendendo ultimamente. E vender o dobro não é pouca coisa. Você precisa fazer grandes mudanças pra duplicar as suas vendas.

Agora vender 3 peças a mais no mês é bem mais razoável, mas ainda assim é um desafio porque é um aumento de 30% nas vendas. Em qualquer negócio esse número é bem significativo.

 

Prazer da conquista

O importante aqui é você poder experimentar o prazer da conquista, o prazer de ver as coisas mudando. Agora que você atingiu esta pequena meta, a próxima etapa é avaliar o que você fez de diferente pra conseguir este resultado e o que você pode fazer pra dar um passo um pouco maior.

 

Você conhece aquela sensação de “não consegui”, “não deu certo”, “o que eu fiz de errado”, “isso não está dando certo”, né?

Chega desta sensação de derrota!

 

Com metas pequenas e realistas você vai sentindo o gostinho da conquista, do “eu consigo”, do “está dando certo”, “eu quero mais disso” e “como é que eu posso fazer ainda mais?”.

E pra quem tem uma meta de conseguir mais tempo pra criar ou pra qualquer outra coisa importante, a solução é parecida. Tente reservar um pouquinho do seu tempo por dia ou se for muito difícil, um pouquinho por semana, ou separe uma tarde no mês e SE COMPROMETA com isso. E aos poucos você vai aumentando esse tempo e conquistando o que é tão importante pra você.

 

E sempre comemore!

Anote tudo e vá observando e comemorando as suas pequenas conquistas. Não deixe que elas passem sem você perceber.

O importante é que você veja o progresso, mesmo que seja de pouquinho em pouquinho. Você precisa se acostumar a traçar metas e ver cada uma sendo conquistada. E essa sensação gostosa de conquista você só vai descobrir depois que tentar.

Pra termos progresso é preciso estar em evolução sempre, só assim a gente sai do lugar.

O que eu não quero que aconteça com você é que passe a odiar o que um dia você amou tanto fazer. E isso acontece com quem reclama que o sucesso não chega nunca, que não está dando conta de fazer tudo, que nada parece dar certo, que nada muda, mi-mi-mi, mi-mi-mi, e não faz nada diferente pra que isso mude.

 

E é justamente o que vai acontecer se você se deixar levar pelos acontecimentos e pelas urgências do dia a dia. Chega disso!

 

Você já sabe que é você quem está no controle, certo? Então bola pra frente!

E de tema de casa eu recomendo que você leia os posts que comentei lá no início sobre como traçar suas metas e objetivos e como não desviar o foco do que é importante.

 

Agora me conta, o que você está precisando conquistar no seu negócio? Qual meta você vai escolher alcançar nos próximos 3 meses? E se quiser me contar eu vou ficar muito feliz em saber que você está se movimentando para o sucesso. Porque ESSE é o meu objetivo.

Bora sacudir a poeira!