Hoje vou ser rápida e direta.

O papo é com aqueles que ainda resistem em usar uma Fanpage e continuam usando um perfil pessoal pra divulgar o seu trabalho no Facebook achando que esta é a melhor solução.

Pois saiba que não é.

Agora se você já usa uma Fanpage, já viu o post da semana passada? Tem certeza que está tudo ok com a sua página? Dá uma conferida aqui.

Eu sei que tem muita gente por aí precisando destas dicas. Então acompanha aqui que vou desmistificar todas as desculpas que eu já ouvi por aí a respeito deste assunto.

Ah, e aproveita pra enviar este post pra quem você conhece e que ainda está no grupo dos resistentes.

Dica 01

Você sabia que com o perfil pessoal você tem um limite de curtidores? E depois que se atinge este número você não pode aceitar mais ninguém que se interesse pelo seu trabalho? Chato, né?

Dica 02

Você sabia que não se consegue fazer anúncios usando um perfil pessoal? Os anúncios são parte fundamental na promoção do seu trabalho. E o mais legal dos anúncios do Facebook é que você pode direcioná-los exatamente para o público que você quer. Pode escolher sexo, idade, renda familiar, localização, interesses pessoais, estado civil, se tem filhos ou não, enfim, você pode ser bem específico e acertar bem no alvo.

Com um perfil pessoal você precisa ter sorte pra que alguém encontre seu trabalho em meio a tanta informação na internet. E a gente sabe que não se pode contar com a sorte pra fazer um negócio crescer, não sabe?

Dica 03

Ter uma fanpage representa muito mais profissionalismo do que um perfil pessoal. Para comprar na internet as pessoas precisam confiar em quem estão comprando e demonstrar profissionalismo é a primeira coisa que você precisa fazer.

É como comparar um salão de beleza com sede própria numa avenida bacana com um outro salão de fundo de quintal que nem deve ter licença pra funcionar. Qual te passa mais profissionalismo?

Dica 04

Você sabia que usar o seu perfil pessoal pra promover seu trabalho vai contra os Termos de Direitos e Privacidade do Facebook e pode ter sua conta bloqueada? Eu nunca vi isso acontecer mas pra que arriscar, né?

Dica 05

Você sabia que você pode converter um perfil pessoal em uma Fanpage sem perder os seus curtidores? Legal, né!!!! E é beeeem fácil.

Dica 06

Com um perfil pessoal você pode enviar mensagens para até 20 pessoas apenas. Mais do que isto você pode ser penalizado com um bloqueio temporário. Nããããão, bloqueio não!!!!!

Dica 07

Uma fanpage oferece relatórios da sua página como dados demográficos dos seus curtidores (idade, sexo, região, etc.) e também a repercussão da página como quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas visualizações de fotos e vídeos, etc.

Assim você tem condições de analisar o que está funcionando melhor para o seu público e tomar decisões de qual caminho tomar nas próximas publicações. Ferramenta indispensável pra um pequeno negócio!

Dica 08

Com uma fanpage você pode ter uma seção de depoimentos de clientes satisfeitos sempre visíveis pra quem entrar na sua página. E no perfil pessoal você tem isso? Na-não!

Mas tem uma desvantagenzinha, sim.

A única desvantagem de se ter uma Fanpage em relação a um perfil pessoal é a impossibilidade de você chamar pessoas pra conversar a menos que a pessoa te chame. Uma fanpage não pode marcar pessoas nas fotos e nem solicitar amizade diretamente.

Mas vamos combinar, isso nem é desvantagem. Acho até que o Facebook nos fez um favor com isto.

Seria muito chato você receber um catatau de pedidos de curtidas de todos os lados todos os dias. Gente marcando você em tudo quanto é foto só pra te chamar a atenção. Tem muita marca que faria isso sem parar. Pior que telemarketing te ligando a qualquer hora do dia pra te oferecer um plano novo de celular. Seria insuportável!

Então por que você quer praticar esta chatice com os seus clientes? Tem outras formas muito mais simpáticas de conseguir curtidas e engajamento.

Mas em contrapartida, com uma fanpage você consegue chamar TODOS os seus amigos pra curtirem a sua página. Isso é muito legal. E os seus amigos podem chamar os amigos deles pra curtirem a sua página também. Isso é mais legal ainda.

Viu! A única desvantagem nem é tão desvantagem assim.

E aí? VAI CONTINUAR DIVULGANDO O SEU TRABALHO COM UM PERFIL PESSOAL?

Não tem mais desculpa pra não mudar. E pra te ajudar a deixar a sua Fanpage tinindo, não esquece de dar uma olhada nas dicas da semana passada.

Se ainda tiver dúvidas me escreve aqui nos comentários ou por e-mail. Quero te ajudar a progredir no seu negócio. E aproveita que é de graça, rsrsrsrs…

Ah, e vê se envia pra alguém que precise destas dicas também, ok?