Então você tem uma fanpage pra divulgar o seu trabalho mas não está tendo o retorno esperado, certo? Já chamou todos os seus amigos e o número de curtidores não aumenta mais. E você também não está fazendo nenhuma venda a partir do Facebook.

Você já se deu conta que seus amigos podem não ser seus clientes ideais? É provável que eles estejam curtindo a sua página só pra te dar uma força mas não vão necessariamente comprar de você.

Você precisa expandir a barreira dos amigos e familiares e procurar o seu público alvo que são aquelas pessoas que você realmente pode ajudar com o seu produto. Lembra do papo sobre ajudar a quem precisa do seu produto? Aqui ó!

Quer saber qual é a maior vantagem de se ter uma fanpage e não um perfil pessoal?

Divulgar o seu trabalho para as pessoas certas e para públicos maiores.

E pra isso você vai ter que criar anúncios e selecionar bem direitinho o público que você quer atingir. Tá aí uma coisa que só uma fanpage é capaz de fazer!

E você, já está usando anúncios? Deveria.

Mas calma, antes de entrar neste assunto de dar seu rico dinheirinho para o Seu Facebook, tem algumas coisas que você pode começar a fazer rapidinho, sem custo nenhum antes de começar a povoar a sua página com uma enxurrada de fãs. Sim, enxurrada é ÓTIMO!

Então fique ligado nestas dicas!

Vou te fazer 08 perguntinhas básicas que é pra você observar se já está praticando na sua página e se não estiver corre agora pra começar a aplicar hoje mesmo:

01. É fácil encontrar o seu contato na sua página (telefone, e-mail…)?

Existe uma aba “Sobre” onde você coloca todas as suas informações, mas é legal colocar o seu telefone e o seu e-mail já na imagem de capa da sua fanpage. Isso facilita muito a vida de quem quer comprar de você.

02. O telefone que você disponibiliza para contato tem o DDD na frente?

Já vi vááááárias páginas que não colocam o DDD e nem a cidade de onde são. Não esqueça que na internet você atinge o mundo todo e não só as pessoas próximas a você. O que é obvio pra uns não é pra todos. Como o visitante vai se tornar cliente se não sabe de onde diabos você é? Isso não poooode! Bora corrigir!

03. Você tem uma foto sua bem bacana na página?

Pra quem trabalha com criatividade é indispensável que você mostre quem está por trás de tudo. As pessoas querem se sentir mais próximas e tem curiosidade de saber quem faz, como faz, porque faz… Mostre que tem um humano legal por trás de tudo e não uma empresa qualquer e inacessível.

04.Você muda a foto de capa da sua página de vez em quando?

Você pode aproveitar as datas comemorativas (dia dos namorados, dia das mães, Natal, Páscoa…) pra chamar a atenção e se tornar sempre interessante pra quem visita a sua página. Isto serve também pra quando você lançar produtos novos, fizer uma promoção, tiver algum sorteio, etc. Este é um elemento que chama bastante atenção na página. Aproveite este recurso.

05. Você já usa o botão de CTA (Call To Action = Chamada para ação)?

Com este botão você pode levar as pessoas diretamente para o seu site ou blog, para verem um vídeo seu, para te enviarem um e-mail… É só escolher qual ação é mais interessante para o seu negócio. É mais um canal de chamada para o seu cliente interagir com você.

Como ele fica assim NA CARA do visitante, ele se torna quase irresistível. Não deixe de usar.

06. Você coloca algum tipo de descrição nas fotos dos produtos que você posta na página?

Você sofre da síndrome da página que não fala? É bem comum ver gente que coloca a foto dos seus produtos e não diz uma palavra sobre o assunto. Nadinha.

Aí quem vê não sabe se o produto está à venda ou se é algo que o dono da página gostou e só está compartilhando, se foi feito a mão, se é comprado pronto de outra pessoa, de qual material é, que tamanho tem, pra que serve, etc…

Tem muita coisa que você pode fazer neste sentido além da simples descrição do que está na foto. Mas outro dia eu falo mais sobre isso que é um assunto que dá bastante pano pra manga. E se eu fosse você eu não perdia. Deixa o seu nome e e-mail no site pra saber antes!

Por enquanto eu sugiro que você pelo menos dê a descrição do produto. Não é a melhor solução mas é melhor do que nada. A menos que você queira ser conhecida como a incrível página que não fala. Não, acho que não.

07. Você responde aos comentários e elogios recebidos nas suas postagens?

Certamente você não gosta quando suas postagens não recebem nenhuma curtida, né? Você posta, espera, espera e o resultado é só silêncio e vácuo. A sensação não é legal…

Então, por favor, NÃO DEIXE NINGUÉM FALANDO SOZINHO, TÁ!!!! Responda todos os comentários! Seja educado, ok?

O Facebook é uma ferramenta de comunicação e relacionamento. Se você não quer dizer nada sobre os seus produtos e não tem tempo de responder aos comentários, então abre uma loja virtual. Lá este tipo de interação não acontece.

Cada ferramenta tem um jeito de funcionar e de te trazer resultados. Vamos usá-las corretamente, ok?

Não esqueça: Facebook = Relacionamento

Ok, problema do silêncio crônico resolvido. Vamos à próxima pergunta!

08. Você posta coisas interessantes para o seu cliente ou só fotos dos seus produtos?

Mostrar só fotos dos seus produtos É MUITO CHATO! Ninguém olha uma revista ou jornal que só tem anúncios. Você precisa trazer assuntos interessantes para o seu cliente e que tenham relação com o seu produto.

E não caia na tentação de colocar vídeos de bichinhos e bebês pra chamar a atenção. A menos que o seu produto seja para este mercado. Este é um outro assunto pra um post exclusivo. Mas vai pensando aí que a gente aprofunda depois.

Facinho assim!

Viu, tudo muito fácil e prático de se aplicar rapidinho na sua fanpage. Faz o check list pra conferir se você já está aplicando tudo isso e vamos em frente.

Continue me enviando suas dúvidas que nos próximos posts a gente vai conversando sobre tudo isso e muito mais.