Estamos no meio da semana, você já está cansado, fez um zilhão de coisas nos últimos dias, mas parece que não conseguiu realizar metade do que tinha se proposto a fazer lá na segunda-feira, acertei?

Você e toda a torcida do Flamengo (e do Vasco, do Corinthians, do Grêmio e etc…).

Antes de você começar a se autoflagelar por conta da sua incompetência em realizar tudo o que você se propõem, eu quero que reflita sobre o seguinte:

Todo mundo tem as mesmas 24h horas por dia pra fazer tudo o que precisa. Você tem 24h, eu tenho 24h, o Bil Gates e o Obama também têm 24h. Todo dia somos presenteados com mais 24 horas novinhas em folha pra usarmos como bem entendermos.

E aí? Como é que você está gastando as horas que recebe todo dia?

O problema é que a pergunta que ronda a nossa mente constantemente é: Por que diabos o fulano e o beltrano realizam centenas de coisas e eu não consigo?

O fato é que você ACHA que não realiza muita coisa, mas eu duvido que isso seja verdade. A gente realiza um mooooonte de coisas durante o dia, só que a gente nem percebe.

Por quê? Porque a maioria delas não está relacionada a um objetivo ou meta importante, então elas passam desapercebidas e a gente acaba nem registrando.

Primeiro passo pra fazer uma mudança geral na forma como você usa o seu tempo:

Se perceber como uma pessoa que realiza coisas (sejam importantes ou não).

Isso é fácil: levei o cachorro pra passear, passei horas respondendo e-mails e enviando orçamentos, fui ao banco, almocei, escrevi mais um post pro meu blog, lixei as unhas antes que alguém achasse que eu trabalho numa mecânica, montei vários posts pra publicar durante a semana no Facebook , fiz as compras da semana, fechei um pedido grande para o mês que vem, jantei, bati um papo no telefone com uma amiga, assisti a novela…

Pronto, eu sou uma realizadora de coisas! Fazendo uma coisinha aqui outra ali eu gastei minhas 24 horas. Muuuuuitas coisas realizadas, importantes ou não.

Ei, e não pense que fazer as unhas é uma das coisas pouco importantes, dependendo da situação da pessoa é a tarefa mais importante do dia, rsrsrsrsrs…

E daí, Clarissa, como é que isso pode mudar alguma coisa no meu dia?

Calma, eu tenho outras 3 dicas jóinhas pra você acabar de vez este mi-mi-mi e este velho hábito ranzinza de reclamar sobre a falta de tempo.

Quero te mostrar que existem formas de você se relacionar com o tempo de uma forma mais… assim… carinhosa. Agora, acabar com esta eterna briga entre vocês dois, aí é com você!

1ª DICA
ESTABELEÇA PRIORIDADES

Te sugiro fazer o seguinte, liste as suas 3 prioridades na vida. Exemplo:

  1. Família
  2. Negócio/Carreira
  3. Saúde

Seja honesto e estabeleça as suas reais prioridades. Elas podem ser diferentes em cada etapa da nossa vida. O que é prioridade hoje pode não ser amanhã. Revise suas prioridades de tempos em tempos.

Esta lista também pode ser bem mais específica que isto:

  1. Passar os domingos com a família
  2. Lançar a nova linha de produtos da minha marca
  3. Perder peso

Com a lista feita, observe sempre o que você estiver fazendo durante o dia.

Se a sua atividade não estiver relacionada às suas 3 prioridades PARE E PENSE: você REALMENTE PRECISA fazer o que está fazendo? Se a resposta for não, PARA TUDO e trate logo de realizar algo que esteja de acordo com as suas prioridades, ok?

Ver a novela das 8 (que agora é das 9 mas que passa às 10hs) está te ajudando em alguma coisa? Se você trabalha com decoração de interiores e está estudando os cenários ou se trabalha com moda e está estudando os figurinos eu até deixo passar este seu momento “tiazinha que não perde um capítulo da novela”. Mas precisa assistir todo o dia?

Aquelas horas na frente da TV não seriam melhor aproveitadas aprendendo alguma coisa nova para o seu negócio? Como você espera que ele cresça se você está muito ocupada querendo saber se o atleta de saltos ornamentais da favela vai ou não vai ficar com a grande empresária assassina e corrupta? (Sim, eu também assisto a novela, mas é de vez em quando, tá!)

Depois não adianta reclamar que o dia é curto.

PRIORIDADES.
TUDO NA VIDA É UMA QUESTÃO DE SE ESTABELECER PRIORIDADES.

Então nunca mais diga que você não tem tempo pra fazer alguma coisa. Ao invés disso você vai dizer pra você mesmo que o aniversário que você foi convidada pra ir justo no único dia que você tinha livre pra arrumar o caos do seu atelier antes que você e os seus pedidos sejam engolidos por ele, não é prioridade.

Ao invés de se escabelar “Eu não tenho tempo pra ir na academia!!!” a verdade é que “ir na academia não está nas minhas prioridades neste momento”.

E se ir a academia faz parte das suas prioridades então tem alguma coisa errada.

Porque tempo você tem, aliás tem 24 novas horas todos os dias pra usar como você quiser. Se você não conseguiu realizar o que é importante, talvez você esteja usando o seu tempo com as coisas erradas, com o que não é prioridade.

Depois que eu percebi isso, me dei conta que falta de tempo não é um problema, o que falta é PRIORIDADE.

HORA DA VERDADE:

1 – Será que não existe um equívoco entre o que você DIZ ser importante e no como você está usando o seu tempo?

2 – Será que o seu negócio não está entrando neste limbo do “eu não tenho tempo!”? Será que é tempo o problema?

Hein? Hein? Agora eu te peguei, né!

2ª DICA
COMEMORE AS PEQUENAS REALIZAÇÕES

Outro motivo pelo qual você não se dá conta de que realiza muitas coisas bacanas é que provavelmente você não esteja comemorando as suas pequenas conquistas.

E por isso fica aí dando ouvidos à vozinha na sua cabeça que diz “Eu não consigo fazer tudo o que eu preciso fazer!”, “Não consegui fazer nada hoje!”.

Isso só faz você acreditar que não é bom o suficiente, que não consegue realizar nada, que o dia é muito curto, que sempre falta alguma coisa, “ah, se eu tivesse mais algumas horinhas no meu dia…”.

Esqueça o que não foi realizado hoje, comemore o que você se propôs a fazer e conseguiu cumprir. Observe a sua lista de tarefas do dia, veja tudo o que você fez. Desde as pequenas coisas. Eu garanto que você fez muuuuuita coisa hoje. Você É uma pessoa realizadora, sim. Quem disse que não?

Agora me responde, tudo isso que você está realizando está de acordo com os seus principais objetivos? Estão diretamente ligadas ao que você quer alcançar? Estão de acordo com as suas prioridades?

Depois de ter feito a lista das suas 3 prioridades faça o seguinte:

– Faça a sua lista de tarefas do dia (todos os dias!!!).

– Comemore a cada tarefa realizada (todas!).

– Permita-se sentir satisfeito com o que você realizou no dia.

Sugestão:

  • Que tal comemorar as pequenas tarefas cumpridas com uma dancinha? 5 segundinhos já anima a alma. Ou então cantar um trecho da tua música preferida? Também é ótimo!
  • As maiores conquistas comemore com um brinde ou com uma saída pra jantar fora ou faça alguma coisa outra que você goste muito mas não faz com frequência. Mas lembre-se de qual o motivo de você estar comemorando, pra não esquecer que você está celebrando uma conquista SUA!

Pra eu não esquecer as pequenas conquistas (porque estas facilmente passam desapercebidas), semana passada eu comecei a minha lista de conquistas.

No meu Evernote criei uma nota nova onde estou anotando tudo de legal que vem acontecendo no meu negócio. Por exemplo, na minha lista tem o dia em que eu finalmente publiquei (depois de meses me enrolando) o meu site e a página no Facebook. Tem também todas as pessoas que eu curto e admiro e que curtem a minha página também (isso é muito legal!). Estou anotando também quando recebo recados bacanas de leitores que gostam do meu trabalho (isso é mais legal ainda!!!).

Esta lista de conquistas vai servir pra me animar naqueles momentos em que eu me sentir desmotivada ou desanimada (sim, porque somos todos seres humanos e isso acontece com todo mundo, não é privilégio seu se sentir um trapo de vez em quando).

Sugiro que você faça a sua lista de conquistas também e tenha ela sempre a mão pra não deixar escapar nada. E o celular é perfeito pra isso.

MOMENTO PUXÃO DE ORELHA:

Toda a tarefa que você precisa fazer mas que não estabelece um prazo, simplesmente NÃO EXISTE. Se você não estabelece um prazo pra realizar alguma tarefa, seja ela qual for, é porque é provável que você não tenha muita intenção de realiza-la. Coloque data pra tudo!

Uuui, essa doeu até em mim… Tenho várias tarefas nesta situação. Vergonha…

3ª DICA
FOQUE NO QUE VOCÊ CONQUISTOU E NÃO NO QUE FALTOU REALIZAR

O médico e autor Depaak Chopra fez um estudo e descobriu que nós temos cerca de 65.000 pensamentos por dia. De todos estes pensamentos, 95% deles são os mesmos que tivemos no dia anterior, e no dia anterior, e anterior, e anterior.

Ou seja, se você tem pensamentos negativos eles vão estar presentes no seu dia a dia sempre.

Entendeu agora porque as frases “como eu queria que o meu dia tivesse mais horas!!!!” ou “eu não consigo fazer tudo o que eu quero!!!” se repetem dia sim e outro também na sua cabeça?

Quando este tipo de pensamento nada construtivo começar a surgir refaça-o e diga o seguinte pra você mesmo: “hoje eu fiz tudo o que eu podia fazer pra realizar xxx coisa” ou “hoje eu realizei o suficiente”.

É um jeito totalmente Polyana de ser mas pensamento positivo nunca fez mal a ninguém e ele sempre ajuda. Já o negativo…

Recaptulando

1 – Estabeleça prioridades e mantenha o foco

2 – Comemore as suas conquistas

3 – Tenha o pensamento voltado para o que você realizou

Lembre-se: Seu negócio precisa de você! Arranje tempo pra ele e faça as coisas acontecerem. Saia do lugar, please!

A eterna falta de tempo da vida moderna é e será sempre uma briga constante com você mesmo. E não adianta lutar contra. As suas 24 horas não vão virar 30.

Vez ou outra a gente precisa parar e olhar todos estes aspectos (prioridades, prestar atenção no que se realiza, ter um pensamento mais positivo) e rever as nossas atitudes.

Só você é capaz de mudar sua mentalidade e perceber que você é capaz de fazer mais. Aos poucos estas atitudes vão entrando na sua rotina e tudo fica mais claro e o caminho mais fácil. Comigo tem sido assim e a tendência é sempre melhorar.

Com um novo dia vem uma nova chance de começar de novo.
Ontem já passou, acabou.
Hoje você pode decidir qual caminho sua vida vai seguir.
Honre a você mesmo com suas escolhas de hoje.

– Mastin Kipp do DailyLove.com

Agora me conta, onde você acha que está errando? Você acha que estas dicas vão servir pra você? Me escreve um e-mail ou me conta nos comentários se a falta de tempo está sendo um problema pra você sair do lugar.